SEO para Youtube [Yutube Vídeos Marketing]
Então você já investe em anúncios do Google, mas não faz ideia de como fazer o SEO para o Youtube?
E se eu te falar que não dá tanto trabalho assim, e que o retorno é de até 200% maior do que um marketing de conteúdo com keywords e toda a otimização de imagens que você faz até hoje?
Você deve gastar muito tempo criando conteúdos de texto e colocando várias imagens para ver se eu conteúdo vai mesmo rankear no Google.
E mesmo se você conseguir posicionar seu conteúdo na primeira página do Google, qual site do resultado de busca você acha que qualquer usuário vai clicar? Veja na imagem abaixo.
Qual você clicaria?
Claro que no resultado abaixo com o vídeo.
Como você pode perceber não é tão simples assim aparecer no Google.
E é justamente essa a imagem que você vai aparecer nos resultados de pesquisa do Google quando o usuário pesquisar algo relacionado ao seu vídeo.
O usuário hoje está preguiçoso e não tem mais tempo e nem paciência para ler nada.
E se ele ler o texto precisa estar muito bem simples de entender e com todas as técnicas de leitura para web aplicadas nesse conteúdo.
Está comprovado que a busca por vídeos aumentou 87% só entre os anos de 2017 a 2018.
O marketing digital e de conteúdo sofreu uma mudança absurda nos últimos dois anos com a chegada dos vídeos como forma de marketing de produtos para chamar o usuário ao site de empresas ou apenas promover algum canal do youtube.
O ser humano é extremamente visual.
Quanto mais clareza e exemplo reais de problemas de possíveis necessidades dos usuários melhor.
Nós, antes mesmo da era da internet e do Google já nascemos grudados em televisões.
E nos dias de hoje não conseguimos desgrudar no nosso celular.
Por que será? Por que antes mesmo de toda essa evolução revolucionária na forma de fazer marketing digital já estávamos habituados e passar o dia todo com TV ligada vendo qualquer coisa.
Isso acontece por que nosso cérebro aprende muito mais fácil vendo outra pessoa explicar com resolver determinado problema, descrevendo as especificações de um produto ou até mesmo para ver o produto no seu tamanho real.
Sem ficar vendo em fotos e ficarmos lendo descrições técnicas enormes e chatas.
Por isso o SEO para o youtube é tão importante quanto você fazer o SEO do seu site.
Hoje em dia quando usuário acessar um site pelo Google e começa a ler o conteúdo ele logo já vai procurando para ver se tem algum vídeo do youtube para não precisar ler aquele conteúdo e encontrar de forma rápida o tipo de informação que ele está querendo.
A grande vantagem de incluir vídeos do youtube no meio do seu conteúdo é justamente essa.
Você prende o usuário na sua página por muito tempo, isso se seu vídeo for realmente interessante.
Por que se não for, o usuário vai voltar para os resultados de pesquisa e procurar a informação que ele precisa em outro site.
o que é seo para youtube?
A grande maioria dos YouTubers que criam seus vídeos não se atentam muito, mas é de crucial importância fazer a otimização de SEO do seu vídeo e do seu canal para conseguir aparecer na primeira página da pesquisa de vídeos. Não adianta nada só se preocupar com a qualidade do seu vídeo se ele não for encontrado por outros usuários. Use sempre uma capa de vídeo bem chamativa e crie um título usando números e termos que criem curiosidade no usuário antes mesmo dele abrir seu vídeo.
A importância do uso correto das TAGS no YouTube
As tags nada mais são do que palavras-chaves relacionadas ao seu vídeo, porém sem o uso correto delas é capaz que seu vídeo nunca apareça na busca orgânica do YouTube e muito menos do Google. Acesse os cinco primeiros vídeos rankeados na primeira página de busca do Youtube e veja quais tags principais eles estão usando. Use as mesmas tags que seus concorrentes adicionando algumas tags novas vinculadas ao seu negócio.
Como fazer seo para youtube em 2019
O ponto principal de como fazer SEO para o YouTube em 2019 é criar um vídeo de qualidade e principalmente um vídeo relacionado a algum assunto realmente único e muito buscado por diversos usuários. Pesquise um tema relacionado ao ramo da sua empresa e tente criar um vídeo com dicas gratuitas de como resolver algum problema que ninguém conseguiu resolver ainda. Seja autêntico e único na hora de criar seu vídeo e ajude o usuário também.
Como Fazer SEO para Youtube 2019
Como ficou bem claro, youtube vídeos é uma tendência que veio para ficar e se grandes empresas não contratarem uma agência de otimização ou de marketing digital para criar, editar e fazer o SEO desses vídeos é bem possível que o marketing da sua empresa despenque rapidamente.
Mas temos uma solução para você que não tem dinheiro para investir na criação de vídeos para o youtube.
Vamos te contar um segredo que ninguém comenta em tutorial nenhum.
Fora que nenhuma agência de marketing digital vai dizer que você pode fazer isso.
Você sabia que você pode criar um conteúdo normal relacionado a keyword que você deseja rankear e seu conteúdo pode aparecer na primeira página de pesquisa com o vídeo de outra pessoa?
Isso mesmo.
Você pode usar um conteúdo que já é muito bem feito e já tem uma boa reputação avaliada no youtube para ajudar a posicionar seu conteúdo.
E o mais legal, quando o usuário clicar na sua página vai abrir o seu conteúdo e não o vídeo direto para o canal do youtube.
Claro que você precisa incorporar esse vídeo ao seu conteúdo junto com texto para que isso aconteça, e também usar todas as técnicas de SEO ONPAGE e keywords relacionadas no meio do texto.
Mas o foco aqui que queremos ensinar é que não precisamos gastar uma fortuna criando vídeos só para ter um canal no youtube para ajudar nas páginas de produtos ou serviços do seu site.
Claro que o ideal seria criar um vídeo com um conteúdo super útil, muito bem editado para divulgar a marca da sua empresa.
Mas a grande sacada é que o seu conteúdo vai aparecer na primeira página do Google com a imagem de capa do vídeo desse youtuber.
Mas isso não é um problema por que o usuário será redirecionado para o seu site e não para o canal do youtube que contém o vídeo desse youtuber.
Quer um exemplo disso?
Nesse conteúdo que você está lendo agora tem dois vídeos relacionados ao nosso tema principal que não são nossos.
E esses vídeos do yutube estão ajudando a posicionar e rankear melhor a nossa página.
Mas tudo precisa estar em perfeita sincronia para isso aconteça.
Nada vai acontecer se escrever um conteúdo sem aplicar técnicas de marketing de keywords, tags e otimização de sites.
Youtube Keywords(O segredo de tudo)
Acima explicamos que podemos usar vídeos de canais do youtube de outras pessoas e incorporar no nosso próprio conteúdo.
Mas agora vamos ensinar algumas técnicas para você que já tem um vídeo bem legal, mas não tem a menor ideia de como fazer o SEO para seu vídeo do yutube.
Lembrando sempre que seus vídeos devem ter um conteúdo de valor, com uma qualidade excelente e principalmente um roteiro bem elaborado na hora de ensinar ou transmitir a informação.
Assim como em SEO e na hora de criar seus anúncios no Google Adwords o marketing orgânico no Youtube não poderia ser diferente.
Tudo é uma questão de encontrar palavras-chaves com mais de três termos, como médio/alto volume de busca.
Para encontrar essas palavras-chaves você pode usar a mesma estratégia que ensinamos na hora de escolher as palavras-chaves para criar suas campanhas nos links patrocinados.
Você pode dar uma checada nesse link.
Uma única informação adicional a esse processo de procura de keywords.
Opte pelos termos que começam como como fazer, além de tutoriais e resenhas de produtos tende a ter vídeos rankeados nas primeiras colocações do Google.
A keyword que você escolher precisa estar presente e bem destacada em elementos importantes do seu vídeo.
Sua palavra-chave vai precisar aparecer no título do vídeo, nas tag do youtube e na descrição do vídeo.
Capa/Thumbnail nos Seus Vídeos Para o Youtube
A capa do seu youtube vídeo ou também conhecido como Thumbnail é o elemento mais importante do seu vídeo.
Isso por que é exatamente essa capa que vai criar curiosidade do usuário clicar e assistir seu vídeo, dessa forma se sua capa não tiver um marketing legal o usuário não vai acessar.
Entenda que nada vai adiantar gastar uma fortuna com um conteúdo de vídeo para o Youtube muito bem elaborado se a capa desse vídeo não for boa.
O conteúdo é importante sim, mas se não for acessado de nada vai adiantar.
Destaque bem sua capa com informações úteis que transmita qual o conceito e conteúdo do vídeo antes mesmo do usuário clicar.
Título Nos Seus Vídeos Para o Youtube
Esse é a segunda regra mais importante se você quiser rankear seu vídeo no Youtube.
O titulo deve conter sua palavra-chave juntamente com uma frase de ação que incentive o usuário a clicar no seu vídeo.
Para você ter uma noção o valor desse título se iguala ao valor que tem a tag TITLE para uma página de conteúdo.
Para quem não sabe o título de um conteúdo é praticamente 40% do posicionamento para determinada keyword.
O título precisa ser curto para não correr o risco de ser cortado.
Mantenha entre 40 e 55 caracteres no máximo.
Seja objetivo, mas tente despertar a curiosidade ou alguma emoção para atrair mais cliques e, consequentemente mais visualizações.
Tags Para o Youtube
As tags nada mais são do que palavras-chaves relacionadas ao seu vídeo.
A primeira coisa que você precisa fazer para encontrar essas tags é dar uma olhada na sua concorrência.
Faça uma pesquisa no Youtube para a keyword que você está querendo rankear.
Veja a primeira página de resultados e anote todas as tags que você encontrar nesses vídeos.
Use pelo menos cinco tags dos cinco primeiros colocados na busca orgânica do Youtube.
Usando essas exatas tags para o Youtube você aumenta suas chances de ficar perto do topo do ranking da primeira página de resultados.
Descrição Nos Seus Vídeos Para o Youtube
A grande maioria dos youtubers não aproveita bem essa sessão de descrição e acabam por apenas colocar links de suas redes sociais ao invés de colocar mais informação útil para manter o usuário no vídeo.
A descrição é de vital importância por que parte dos usuários primeiro lê essa descrição para ter certeza do que realmente fala o vídeo para somente depois assistir.
Nesse texto de descrição vamos deixar uma dica importante.
Por padrão o Youtube só mostra as três primeiras linhas de descrição do vídeo, para só depois, caso o usuário clique no “mostrar mais” o Youtube vai exibir toda a descrição.
Seja criativo nessas três linhas para criar curiosidade do usuário clicar no “mostrar mais” e ler toda sua descrição.
É uma pena, mas a grande maioria das pessoas não lê o texto além dessas três linhas. E só vão ler se realmente a chamada dessas linhas iniciais realmente chamarem a atenção do usuário.
Além disso, lembre-se de usar a sua palavra-chave no início da descrição dentro das três primeiras linhas. Se possível entre as 25 primeiras palavras.
Nessa parte não repita sua keyword várias vezes ou coloque outras palavras-chaves relacionadas.
Crie um texto bacana que ao mesmo tempo em que tenha sua keyword principal também tenha uma chamada de ação para motivar o usuário a ler todo conteúdo.
Aparecer nos Resultados de pesquisa pelo seu vídeo do Yutube
Você faz ideia de como o Google entende que seu vídeo merece aparecer nos resultados de pesquisa?
Exatamente como mostramos no exemplo 2 desse artigo.
Para que seu vídeo do Youtube apareça junto com sua página de conteúdo basta apenas colocar um link na descrição do vídeo direcionando o tráfego para sua página relacionada ao vídeo.
E claro, você obrigatoriamente precisa incorporar seu vídeo na sua página de conteúdo para mostrar ao Google que o mesmo vídeo que aponta uma referencia ou link para esse conteúdo tem o mesmo vídeo incorporado.
Dessa forma o robô do Google terá certeza que o vídeo pode ser mostrado nos resultados de pesquisa junto com o conteúdo de texto.
Caso você não coloque um link para seu site na descrição do vídeo do Youtube seu vídeo somente será exibido na aba de vídeos do Google e não nos resultados de pesquisa principais.
Anotações e “Call to Action” para seu vídeo do Yutube
Uma etapa crucial e necessária para fazer o SEO para Youtube é adicionar anotações e links para outros vídeos do seu canal, ou até mesmo direcionando para a página de conteúdo desse vídeo.
Mas essas anotações precisam ser muito bem pensadas e realmente chamar a atenção para o usuário clique nesses links depois de terminar de ver o vídeo.
Você pode criar o tipo de anotação que quiser, mas a grande maioria dos youtubers só usa para pedir inscrição para o canal do Youtube.
Infelizmente poucas pessoas realmente se inscrevem para evitar ficar recebendo notificações e e-mails de avisos de novas postagens.
Mesmo que o conteúdo do vídeo seja muito bom o máximo que o usuário faz é dar um LIKE ou GOSTEI.
Use essas anotações para oferecer brindes, conteúdo Premium gratuito e outras coisas que conquiste seu visitante.
Evite colocar muitas anotações para não poluir seu vídeo do Youtube e acabar assim fazendo o usuário desistir de assistir.
Tenha bom senso e coloque no máximo até cinco anotações e links.
Adicione legenda para seu vídeo do Yutube
Outro fator que ajuda e muito no SEO do seu vídeo no Youtube é usar legenda nos seus vídeos.
Mas se você tentar usar as legendas automáticas do Youtube você vai passar raiva.
Isso por que as legendas são péssimas.
Mas se você tem a transcrição do seu vídeo basta apenas fazer o upload do seu texto na hora de publicar seu vídeo.
Tudo que você precisa fazer é a uma pequena sincronização, que não leva mais do que alguns minutos.
Além de poder fazer a tradução para outras línguas, você torna seu vídeo e todo conteúdo dele mais acessível para pessoas com algum tipo de deficiência auditiva.
O segredo chave para rankear seu vídeo[Youtube ranking]
Como sempre o Google está cada vez mais inteligente e existem duas formas dele avaliar seu vídeo merece aparecer nas buscas ou não.
A primeira delas é pela quantidade de recomendações, ou os famosos LIKES ou GOSTEI.
Esse é o Santo Graal de otimização para rankear e posicionar seu vídeo do Youtube nas primeiras posições dos resutados de busca.
Tanto na sessão de vídeos, como também na busca orgânica geral do Google.
O segundo fator que o Google também avalia é a qualidade do link que está sendo referenciado no vídeo.
Se seu conteúdo for muito bom e tiver um bom posicionamento na busca e seu vídeo tiver uma quantidade legal de LIKES com certeza você vai aparecer tanto na busca orgânica normal do Google, como também a busca por vídeos.
Se quiser aplicar mais técnicas de SEO para o seu canal do YouTube veja essas super 12 dicas que podem te ajudar.
Sempre crie um conteúdo útil no seu vídeo. Pesquise antes de começar a criar seu projeto o que o seu público tem mais dúvidas. Depois de encontrar um tópico interessante trabalhe bem na edição do seu vídeo.
Sempre coloque um capa chamativa no seu vídeo do YouTube. Se possível edite uma imagem com informações sobre o que o usuário vai encontrar no assistindo seu vídeo.
Trabalhe bem na descrição do seu vídeo. Seja detalhista e realmente crie um conteúdo de pelo menos 400 termos, como se estivesse escrevendo um artigo para o seu site.
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